Blog

Longevidade do Cane Corso

Sempre nos perguntam qual a expectativa de vida de um Cane Corso.

E o que eu sempre gosto de responder é que não importa muito quantos anos eles vivem, esperamos sempre que sejam muitos, óbvio, mas o que importa mesmo é que eles vivam com qualidade até os seus últimos dias de vida.

É assim que retribuímos todo o amor que esses grandões nos dedicam a todo instante.

É difícil de entender porque seres tão especiais, que nos proporcionam amor, carinho, companhia, proteçao e muitas outras alegrias, tem um ciclo de vida tão menor que o nosso.

E como apoiar a longevidade do meu cachorro?

Antes de responder esta pergunta, devemos responder o quão estamos preparados para retribuir tudo de bom que esses animais nos oferecem ao longo da vida, Cães idosos precisam de atençaõ especial.

O envelhecimento é um processo natural e que todos nós iremos passar um dia. Os nossos cães também envelhecem e, podem ser considerados idosos a partir dos 7 anos, dependendo do porte do animal.

Assim como nós, o cão idoso sofre os impactos da chegada da idade madura e é provável que você já tenha notado alguns desses sinais. Andam mais devagar, não sobem com tanta facilidade no sofá, não enxergam ou escutam tão bem, podem ficar mais preguiçosos, e portanto já não desempenham as suas funções adequadamente.

Os cães também merecem sua merecida aposentadoria, trazemos aqui o exemplo de um dos nossos, o Dick, Esse simpático grandalhão  é um legítimo Golden Cane WF de quase 13 anos que viveu desde filhote trabalhando na guarda e proteçaõ da fazenda da sua familia humana, Porem após a perda da sua companheira Dama, outra de nossas crias, Dick sofreu um acidente que o fez perder os movimentos dos posteriores e mesmo assim vem recebendo muito amor e dedicação da sua familia de humanos e de seu mais novo companheirão Dom (Phanton del Golden Cane WF) (veja nas fotos). Hoje Dick curte sua aposentadoria à beira mar, aproveitando uma prainha com o auxílio de um aparelho de locomoção que lhe foi imediatamente providenciado lhe proporcionando a qualidade de vida que ele tanto merece na terceira idade canina.

"...imprevistos…acidentes… acontecem… no início fiquei querendo achar uma explicação de como foi isso… mas meu coração acalmou e hoje só penso em dar a Dick os melhores dias que eu puder proporcionar…Brinco dizendo que antes ele era um “Agro Boy”… e agora ele virou um “Surf Boy”….rsrs ", São as palavras de nossa amiga Erica Franco, que tomou pra si a responsabilidade de cuidar desse senhor que tanto fez pela sua família

É exatamente disso que estamos falando de estarmos preparados para promover o melhor para nossos amados cães, e como fiz questão de responder a minha amiga Erica, no final das contas eu acredito que qualquer sacrifício nos faça mais bem do que até a eles mesmos.

Neste sentido devemos estar atentos para as principais necessidades para os idosos como alimentação especial, assistência veterinária com maior periodicidade, atividade física ebrincadeiras, sempre respeitando as limitações, buscar formas de readapta-los e rehabilita-los se necessário e por fim respeitar as possíveis mudanças de comportamento que advem com a idade.

Ass.: Fabrício Barbosa Matos (co-responsável pelo Canil Golden Cane WF)

Veja algumas fotos da aposentadoria do Dick neste artigo e no álbum entitulado "Longevidade do Cane Corso"

Siga-nos também no instagram: @golden.cane.wf.canil

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.